A comunicação é utilizada para transmitir mensagens entre o emissor e o receptor. E no caso das empresas, a comunicação interna está relacionada ao público interno, representado em sua maioria pelos funcionários/empregados.
O grande segredo para uma boa comunicação inclui conteúdo e qualidade da mensagem, adequando-a de acordo com seu público-alvo, sendo simples e direta. Desse modo, evitam-se os ruídos, que impendem que a mensagem seja transmitida de maneira clara. Podem ser utilizados veículos mais tradicionais, como murais e mais modernos, como a intranet para informar seus funcionários.
Além disso, devemos alinhar a comunicação a cultura organizacional da empresa para que essa seja mais eficiente e possa ser utilizada de maneira estratégica, principalmente em momentos de crise.
Na charge acima é exemplificado um caso de crise na comunicação. Notamos que houve um ruído na comunicação, que impediu o entendimendo correto da mensagem. Uma falha na comunicação pode afetar os rumos de qualquer organização, pois ela é a base para o alinhamento da cultura organizacional, que por sua vez alinha e transforma os objetivos da empresa. E se não for pensada cuidadosamente, pode levar a erros interpretativos, que podem resultar em uma crise.
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