Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

Como lidar com o imprevisível.




O que não podemos prever com exatidão ainda é a imprevisibilidade das crises. Durante alguns anos foi adotado o fato de que a crise chega de surpresa, sem avisar e por isso é difícil de administrar e prever.


Devido aos avanços de estudos a respeito da gestão de crises, hoje, empresas e faculdades em suas pautas questionam esta característica. Pois, será que de fato, as crises chegam de repente? De acordo com estatísticas, as crises em sua grande maioria, não surgem de surpresa. As mesmas sempre dão pistas de que estão próximas, mas simplesmente são deixadas de lado, porque as pessoas não conseguem sentir a sua presença. As organizações, os governos, por exemplo ignoram estes sinais.


Cabem ao departamento de comunicação e aos demais, agirem ao invés de ficarem de braços atados esperando que a alta gestão decida por todos, pois as evidências são emitidas e muitas vezes ignoradas pelas organizações, representando potenciais crises. A partir de decisões tomadas, após algum tempo, ou seja, a própria organização contribuiu para a crise.


No relatório publicado anualmente pelo Institute for Crisis Management, dos EUA, abrangendo, sempre, um período de dez anos, mostra que 65% das crises (smoldering crisis) dão sinais de que irão acontecer. Analisando este dado no relatório do Institute for Crisis Management precebe-se que a necessidade das empresas possuírem um plano de prevenção de crise, para atuar antes que essa estoure. Logo é necessário existir uma atenção redobrada e um planejamento de gestão de crise alinhado a todas as áreas e preparar os colaboradores, para que estes saibam prever os sinais emitidos pela crise antes desta se instaurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário