Páginas

domingo, 8 de maio de 2011

Comunicação com foco no público interno

A crise surge e resulta, na maioria das vezes, em danos na imagem, prejuízos para o negócio da empresa, queda de seu valor no mercado e até mesmo na interrupção de suas atividades. E nessa hora, o que nós, relações-públicas, devemos fazer?


A comunicação interna deve gerenciar a comunicação de crise. Porque segundo João José Forni, "o papel de gerenciar a crise em si é direcionado ao gerente específico ou ao comitê/gabinete de crise". A comunicação é um pilar que auxilia na gerência, porém ressalto que se não houver um trabalho em conjunto que uni todos os esforços, o resultado não será positivo. A comunicação sozinha não resolve.


Quando a crise se abate a uma organização, ela transcende a comunicãção. E nossa função é amenizar a repercussão dessa, buscando sempre transparência, profissionalismo e eficiência ao se trabalhar com os fatos geradores da crise.


Não devemos esquecer que a comunicação permeia todas as atividades da empresa, principalmente aquelas que norteiam as relações com os empregados. E esse público tem papel fundamental em momentos turbulentos e de fragilidade como esse. E para isso a comunicação interna deve saber informá-los de forma homogênea e transparente, tornando-os aliados indispensáveis para o gerenciamento da crise. Segundo Quézia de Alcântara Guimarães Leite, "os empregados são parceiros e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com a empresa, sua missão e seu negócio, eles estarão".


Assim, a comunicação interna deve trabalhar de forma rápida e eficiente com os veículos diponibilizados pela empresa como jornal, revistas, newsletters, murais, intranet, para disseminar e abastecer seus funcionários com informações corretas a respeito desse acontecimento. Essa é a forma de torná-los porta-vozes da empresa. Ao invés de isolá-los do problema, cabe a comunicação interna elaborar projetos de integração para que os funcionários compreendam e contribuam para a resolução da crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário