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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Equipe de Comunicação de Crises

Este será o último post do blog Crise X Comunicação. Os conteúdos e cases apresentados aqui, procuraram destacar e contribuir para o aprendizado, a respeito do gerenciamento e do planejamento elaborado por profissionias da área de comunicação.



Vamos ao último post!!




As crises têm como finalidade espalhar o pânico entre o público envolvido ou ainda, causar frisson na mídia. No momento que se estoura uma crise, não é a ocasião mais adequada para se formar uma equipe de crises ou de administração de crises. Com um planejamento construído antecipadamente, executável, claro e revisado com frequência, uma empresa tem muitas chances de sair com uma imagem intacta ou aprimorada diante desse acontecimento calamitoso.


Um bom plano de comunicação de crises deve apresentar os seguintes componentes:


- Uma equipe de comunicação de crises;


- Um plano de comunicação interna;


- Uma estratégia de mídia;


- Uma lista de potenciais fraquezas e de planos para lidar com elas,


- Informações atualizadas sobre a empresa e seus programas.



A equipe de comunicação de crises tem como papel elaborar e executar um plano de comunicação de crises. Cada membro da equipe apresenta uma função específica, como a de reunir informações de contato de todos os funcionários, ou de estabelecer relacionamentos com membros da mídia local, dentre outras.



Dependendo do tamanho da empresa e da demanda para executar as tarefas, a equipe pode incluir outras áreas:



- O diretor-geral;


- O chefe de relações públicas;

- Os vice-presidentes e os diretores dos departamentos principais;


- O oficial de segurança ou de proteção,


- Os advogados da empresa.



A primeira missão da equipe é selecionar e preparar o porta-voz oficial. Esse será o contato inicial a se estabelecer com a mídia,respondendo os questinamentos feitos por essa. O porta-voz realizará e concederá todas as entrevistas coletivas, durante a crise, por isso ele deve ter uma dada experiência com as mídias impressa e televisiva.




É importante que a pessoa escolhida e preparada para ser o porta-voz tenha um vasto conhecimento a respeito da empresa. O escolhido deve transmitir a seus stakeholders habilidade, transparência, calma e confiança, além de se sentir a vontade diante das câmeras fotográficas e de televisão e saiba ainda, como concentrar argumentos difíceis em pontos principais, pois desta forma em uma entrevista, por exemplo, o porta-voz consegue transmitir uma imagem de que está evitando responder as perguntas difíceis e assim, não deixar a empresa em uma situação mais complicada.



Com essses passos tidos como essenciais, uma empresa pode colocar em prática as outras demandas descritas no plano de comunicação sem se apavorar e garantir deste modo, a reputação da empresa.




























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