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terça-feira, 19 de abril de 2011

Os 8 passos que a área de comunicação deve seguir diante de uma crise.

Segundo Paul A. Argenti, em seu livro "Comunicação Empresarial", existem oito passos importantes que devem ser postos em prática, durante um momento de crise, para um gerenciamento efetivo:



1º passo: Assumir o controle da situação


Quando uma crise se inicia, todos precisam saber a quem recorrer. Nas grandes organizações isso pode ser um problema e não muito realista, desta maneira, o departamento de comunicação pode, de imediato, funcionar como um ponto de centralização.



2º passo: Coletar o máximo de informação possível


Compreender detalhadamente o problema é o ponto inicial, para que os comunicadores comecem a lidar com a crise. Portanto, deve-se deixar esclarecer à mídia, desta forma, ninguém achará que a empresa está passiva diante do problema.



3º passo: Montar um centro de gerenciamento de crise


Qualquer tipo de comunicação deve partir de um local central.



4º passo: Comunicar-se com rapidez e frequência


Não se cale e nem adie respostas. Ao mesmo tempo em que sabemos que uma informação tardia pode ser fatal em um gerenciamento de crise, devemos ter cautela ao enviarmos mensagens em primeira mão. Temos, nesse momento, que passar nossos valores e mostrar o compromisso em ajudar os afetados.



5º passo: Entender a missão da mídia em uma crise

O que os jornalistas procuram, no ambiente competitivo em que trabalham, é uma boa crise com vilões e heróis. Mas temos que entender também, o importante papel da mídia no combate a crise. Se bem utilizados, os diversos veículos de comunicação nos ajudarão a reverter à opinião pública.



6º passo: Comunicar-se diretamente com o público afetado


Após definir quais públicos serão tratados prioritariamente em uma crise, a comunicação deve medir esforços, com o propósito de estabelecer contato direto com esses públicos. Caso contrário, a empresa passará a impressão de que só se preocupa com alguns públicos em tempos de crise.



7º passo: Lembar que os negócios devem continuar

Não se pode esquecer que, durante uma crise, os negócios não podem parar. Os gerentes devem achar substitutos para aqueles que estiverem fazendo parte da equipe de crise, e não deixar que se perca o foco de outros assuntos que podem estar em pauta antes da crise vir à tona.



8º passo: Fazer planos para evitar outra cise de gerenciamento


Não existe momento melhor para lidar com a crise do que o período após uma crise, pois a motivação é alta para aprender com os erros cometidos da primeira vez.



Após estas dicas apresentadas por Argenti percebemos que a comunicação interna é essencial durante um momento de crise, pois o seu papel consiste em: informar, orientar o público interno, além de alinhar o discurso que será apresentado para o público externo. Desta maneira, é de extrema importância que o profissional de comunicação venha a integrar o comitê de gerenciamento de crise, com o propósito de elaborar ações para evitar o aparecimento de novas crises. É importante ressaltar que o profissional de comunicação deve estar envolvido em qualquer situação de crise, esclarecendo a situação em primeiro lugar, para o seu público interno.











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